fbpx

Como funciona a rede de fibra óptica e quais as vantagens?

Como funciona a rede de fibra óptica e quais as vantagens?

fev. 4, 2022  

One Telecom

Há cada dia mais usuários acessam a internet e as tecnologias precisam ser aprimoradas para suportar a demanda. Você sabe como funciona a rede de fibra óptica e quais as suas vantagens?

Antes de apresentarmos essa possibilidade incrível, é bom saber que a estimativa da população do mundo alcançou 7,8 bilhões de pessoas no ano de 2021.

Segundo dados da We Are Social e Hootsuite, o planeta possuía, em janeiro de 2021, 4,66 bilhões de usuários na rede mundial de computadores.

Além disso, o relatório publicado pelas duas empresas divulgou que 5,22 bilhões de pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis. Esses números demonstram que mais da metade da população do mundo está conectada.

Neste post, apresentaremos como funciona a rede de fibra óptica, um dos grandes aliados para se poder ter qualidade no acesso à internet. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é fibra óptica?

É um cabeamento fino, transparente e flexível, fabricado a partir do vidro e possuindo uma camada de plástico. Essa estrutura possibilita a transmissão de luz por reflexões contínuas sem sofrer perdas.

Através desses cabos e em velocidades muito maiores do que a dos sistemas tradicionais de cabeamento, são transportados:

  • dados,
  • voz,
  • vídeos.

Outro aspecto interessante é que essa é uma excelente solução para longas distâncias, garantindo fidelidade dos dados, estabilidade e rapidez.

Como funciona a rede de fibra óptica?

A rede de fibra óptica funciona através da transmissão de banda larga a longa distância.

Diferente do cabeamento tradicional (fio de cobre), essa tecnologia não utiliza eletricidade na movimentação de sinais. Isso aumenta a capacidade de dados que podem ser enviados e garante a sua qualidade no ponto receptor.

Além disso, existem dois tipos:

  • monomodo,
  • multimodo.

A monomodo é utilizada para redes de longas distâncias, possuindo o núcleo menor e apenas um sinal de luz, ou seja, um único caminho para a transmissão de dados.

Já a multimodo é a melhor opção para redes internas, possuindo menor densidade. Porém, permitindo que mais feixes de luz sejam enviados em simultâneo. Portanto, é uma ótima opção para instalações de até 2 km (curto alcance).

Quais suas vantagens?

Como vimos, existem tipos de soluções específicas conforme as necessidades e realidade de cada ambiente. Porém, de forma geral, pode-se elencar as seguintes vantagens dessa tecnologia:

  • alta velocidade,
  • dimensões físicas reduzidas,
  • maior segurança,
  • raras perdas de sinal,
  • facilidade de instalação,
  • durabilidade e menor deterioração das redes,
  • maior capacidade de transmissão,
  • menos incidência de interferência eletromagnética,
  • possibilidade de enviar imensas quantidades de dados.

Para se ter ideia da tecnologia existente nesta solução, segundo publicação da Revista Segurança Eletrônica, uma única fibra óptica de 3,6 kg substitui 94 kg de cabos de cobre.

Isso significa que existe muito espaço para avanços com a utilização dessa infraestrutura de comunicação, onde o aumento da velocidade e capacidade de transmissão depende mais dos equipamentos ligados a ela, do que propriamente da sua utilização.

Por esse motivo, a reportagem afirma que essa evolução é a prova do futuro, pois ainda não se estabeleceu o limite em seu uso.

Se você ainda não é usuário de conexões realizadas com essa solução, em breve será, porque essa é a tendência do futuro que já pode estar presente no seu dia a dia.

Agora que você já sabe como funciona a rede de fibra óptica, continue conosco e leia nosso post que apresenta a velocidade de upload: qual é a ideal?