fbpx

Qual é a diferença entre internet empresarial e residencial?

Qual é a diferença entre internet empresarial e residencial?

dez. 31, 2021  

One Telecom

Saber qual é a diferença entre internet empresarial e residencial é de suma importância na hora de contratar um plano que seja mais adequado para você.

Muitas pessoas pensam que a única diferença entre elas é a velocidade, mas isso é incorreto.

Como consequência dessa falta de conhecimento, é comum encontrar empresas que contratam planos que não são ideais ou pessoas que precisam de uma internet diferenciada e acabam contratando a banda larga regular.

Continue lendo para entender a diferença entre a conexão empresarial e residencial e conferir qual é a mais indicada para você.

Qual é a diferença entre internet empresarial e residencial?

Para compreender, de fato, qual é a diferença entre internet empresarial e residencial, vamos começar entendendo como cada uma delas funciona.

A residencial, também chamada banda larga, é aquela em que diversas pessoas compartilham o mesmo IP, ou seja, a conexão não é exclusiva para a casa ou para a empresa.

Já a empresarial conta com uma conexão privada, por isso, também é chamada de IP dedicado.

Mas as diferenças não acabam aí. Confira mais algumas.

SLA

O SLA, ou acordo de nível de serviço, define o prazo que a empresa servidora de internet tem para resolver contratempos, como instabilidades, problemas de conexão e rupturas de cabo.

No caso da internet residencial, esse tempo é muito maior do que para as empresas. Enquanto o primeiro gira em torno de 72 horas, o outro é de até 4 horas corridas.

Velocidade

Outra diferença está na garantia de banda, que impacta diretamente na velocidade e na navegação.

Na banca larga, na média mensal precisa entregar 80% da velocidade, já em um teste pontual precisa entregar, no mínimo, 40% da velocidade contratada segundo a Anatel.

Já no IP dedicado, há a transmissão de 100% da velocidade integralmente.

Outros serviços

Outra diferença entre internet empresarial e residencial está nos serviços que podem ser contratados juntos, ou ainda estarem inclusos.

Na banda larga pode haver combos com TV a cabo e linha telefônica. Já para os planos empresariais, há a possibilidade de incluir:

  • linhas telefônicas,
  • iPBX,
  • disco virtual,
  • IP fixo,
  • servidor em nuvem.

Conheça nossos planos

Agora que você já sabe qual a diferença entre internet empresarial e residencial, é hora de escolher o plano que mais se adapta a sua necessidade!

A maioria das pessoas deseja ter a aconselhada para empresas, mas, por ter tantos benefícios, ela conta com um custo muito mais elevado, sendo realmente só recomendada para negócios que precisam de alta performance o tempo todo.

Para atender todas as possibilidades, temos planos com fibra óptica que lidam com diferentes necessidades. Veja quais são:

  • Planos residenciais: banda larga, com linha telefônica ilimitada e TV digital.
  • Planos link dedicado: internet com IP dedicado a partir de 150 Mb, range de IPs, SLA de 4 horas
  • IP Profissional: combos especiais da One Telecom para empresas, que oferecem uma série de serviços agregados, como PABX na nuvem, linhas telefônicas ilimitadas para fixo e móvel e cloud backup. Além disso, o SLA é diferenciado e o atendimento prioritário.

Entre em contato com o nosso time para saber mais sobre nossos planos e ver qual é o mais indicado para a sua necessidade.