fbpx

Quais as diferenças entre telefonia analógica e digital?

Quais as diferenças entre telefonia analógica e digital?

mar. 4, 2022  

One Telecom

Para garantir uma boa comunicabilidade com os clientes ou com o próprio time, é indispensável ter uma boa linha telefônica. Para isso, deve-se saber mais sobre telefonia analógica e digital.

Em poucos anos, ocorreram grandes mudanças nas tecnologias, o que modificou completamente a comunicação.

E com a popularização da internet, a qualidade, estabilidade e mobilidade se tornaram uma possibilidade para todos os tipos de negócios, inclusive para os menores.

Quer saber mais sobre essa aplicação e entender a real diferença entre a telefonia analógica e a digital? Então, continue lendo e confira.

Existe diferença entre telefonia analógica e digital?

Existem grandes diferenças entre a telefonia analógica e digital, apesar de os objetivos das duas soluções serem voltadas aos mesmos propósitos.

O telefone continua sendo um dos meios de comunicação mais utilizados, aproximando pessoas, empresas e oportunizando uma maior empatia.

Para conhecermos mais a esse respeito, vamos aos detalhes de cada sistema de telefonia:

Analógica

A telefonia analógica surgiu em 1876, quando Graham Bell e Thomas Watson fizeram as primeiras experiências com um equipamento conhecido naquela época como telégrafo harmônico.

Essa tecnologia utiliza uma rede de comunicação que possibilita chamadas telefônicas através de cabos.

Também depende de uma rede telefônica pública comutada (PSTN) para realizar as chamadas.

Todo esse cabeamento liga as estruturas físicas às conhecidas centrais telefônicas.

Essa tecnologia tem como pontos fortes:

  • grande aceitação em função de ser um modelo conhecido e tradicional,
  • não depende de energia elétrica para funcionar.

Digital

A telefonia digital chegou ao Brasil em 1972 através de uma tecnologia anterior ao celular, possuindo apenas 150 terminais de comunicação (aparelhos).

A expansão e o sucesso da internet em todo o mundo fez com que os custos fossem reduzidos substancialmente, onde toda a infraestrutura de telefonia analógica (cabos coaxiais e centrais) fosse substituída pelas torres já existentes e pelas conexões através de fibra óptica.

Os dados analógicos de voz passaram a ser transmitidos por vias digitais e outros serviços foram incorporados às ligações, possibilitando:

Qual escolher?

Na hora de escolher entre a telefonia analógica e a digital é preciso considerar as vantagens e desvantagens que cada uma oferece para o seu negócio.

No caso da telefonia analógica, a maior vantagem é que ela não depende de energia elétrica para funcionar. Por outro lado, ela conta com alguns pontos negativos, como:

  • maiores gastos: relacionados a montagem da infraestrutura, uma vez que é necessário utilizar fios para ligar todos os aparelhos,
  • falta de mobilidade: em tempos de home office, depender de um aparelho ligado a uma linha telefônica fixa não é uma boa opção para os colaboradores.

Já quando falamos sobre a digital, ela é uma ótima oportunidade justamente pela facilidade de acesso.

Atualmente, há mais 4,66 bilhões de usuários ativos na internet em todo o mundo, o que facilita o acesso ao telefone onde quer que seja.

Dessa forma, os vendedores podem falar com os clientes sem estar na empresa e os colaboradores podem trabalhar de casa.

Além de tudo isso, ainda há funções que apenas a telefonia digital oferece, como:

  • menu de atendimento: atendimento automático que permite dar opções para direcionar o cliente até o setor correto ou até uma mensagem pré-definida,
  • fila de espera virtual: ao invés de dar ocupado como na telefonia analógica, é possível criar uma fila de espera virtual com atualização de posição para quem está do outro lado da linha,
  • relatórios completos: veja quantas ligações foram feitas e recebidas de forma rápida e simples,
  • outras funções: também há o discador automático, a integração com aplicativos e o voicemail.

Quer saber mais sobre a telefonia digital e encontrar o plano ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.