fbpx

O que é internet de fibra óptica e quais são suas vantagens?

O que é internet de fibra óptica e quais são suas vantagens?

set. 3, 2021  

One Telecom

Muitos empreendedores perguntam o que é internet de fibra óptica e como essa solução resolveria os problemas de conexão em suas empresas.

Essa tecnologia ganhou muita força em todo o Brasil em função dos investimentos realizados pelos provedores de banda larga, ampliando significativamente a cobertura desses serviços.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em maio de 2021, dizem que 20,4 milhões de contratos tinham como solução o uso da fibra óptica por todo o país.

Esse número representou um acréscimo de 3,4 milhões de clientes, se comparado a dezembro de 2020.

Diante desses números, é importante saber o que é internet de fibra óptica e por quais motivos tantas empresas e pessoas físicas optam por essa solução! Continue lendo nosso post e saiba mais a respeito!

O que é internet de fibra óptica?

Para saber o que é internet de fibra óptica, o importante é lembrar que a comunicação de voz, dados e vídeos, por muito tempo, foi realizada pelos tradicionais cabos fabricados de cobre.

Essa tecnologia também utiliza cabos, no entanto, eles são produzidos com fios de vidro, revestidos por duas camadas de plástico reflexivo.

Essa estrutura possibilita que uma fonte de luz seja transmitida com continuidade e em alta velocidade, processo conhecido como reflexão total interna.

Por que investir em uma internet de fibra óptica?

Contratar uma internet de fibra óptica é garantia de qualidade nos processos de comunicação digital.

Para se ter ideia do diferencial entre essa tecnologia e a convencional, um cabo óptico com o diâmetro de alguns mícrons possibilita que sejam realizadas simultaneamente 2,5 milhões de chamadas telefônicas.

Essa mesma quantidade de ligações exigiria de um cabo convencional, portanto de cobre, um diâmetro de 6 metros onde, além disso, o consumo de energia seria absurdo.

Portanto, a fibra óptica apresenta outros diferenciais, como:

Mais velocidade

A velocidade é um dos grandes diferenciais dessa tecnologia, sendo possível contratar planos de 100 Mbps até 800 Mbps e eliminar definitivamente os problemas com internet lenta, situação bastante comum em muitos locais.

Isso ocorre, pois, a fibra óptica permite que as informações sejam transmitidas na velocidade da luz, convertendo energia luminosa em elétrica ou sonora.

Menos instabilidade

Diferente dos cabos de cobre, sensíveis às interferências causadas pelo eletromagnetismo, os fios de vidro não têm esse problema.

Como resultados, a estabilidade do sinal é muito maior, o que assegura que os usuários não tenham problemas, tais quais:

  • queda de sinal,
  • perda de dados,
  • improdutividade.

Melhor custo-benefício

Conhecendo o que é internet de fibra óptica e as suas vantagens técnicas, existe ainda o que talvez chame ainda mais a atenção de empreendedores e dos que pretendem melhorar a conexão da sua internet em casa. Trata-se do custo benefício.

Com preços cada vez mais competitivos, essa tecnologia vem substituindo gradativamente aquelas que não oferecem as mesmas vantagens.

Além da velocidade e da estabilidade, fundamentais para quem utiliza a internet com frequência, o nível de manutenção é bem menor, se comparado com as conexões convencionais, e o seu tempo de vida útil é maior.

Considerando a usabilidade e os resultados obtidos a partir do uso de uma tecnologia de ponta, os valores cobrados são muito atraentes e viáveis para pessoas físicas e jurídicas.

Agora que você já sabe o que é internet de fibra óptica e seus benefícios, conheça mais sobre as melhores soluções de internet do mercado, seguindo a One Telecom no Facebook.