fbpx

PABX na nuvem: quais as vantagens?

PABX na nuvem: quais as vantagens?

jan. 14, 2022  

One Telecom

O PABX na nuvem vem a cada dia ganhando mais espaço, pois os benefícios e possibilidades existentes na sua aplicação transformam a área de comunicação de qualquer empreendimento.

Para apresentarmos essa tecnologia, vale lembrar do funcionamento do modelo tradicional do PABX, que nada mais é do que uma central telefônica que possibilita diversas linhas e a integração de muitos ramais.

Para o seu funcionamento, é necessário:

  • central telefônica,
  • cabos,
  • circuitos e componentes,
  • ramais.

Esse conjunto de equipamentos opera a partir da admissão de linhas telefônicas convencionais, encontradas junto às operadoras de telefonia fixa.

Após entender o modelo tradicional, apresentaremos o PABX na nuvem, uma solução que revolucionou o mundo das comunicações e as vantagens adquiridas depois da sua contratação. Continue lendo e confira!

O que é o PABX na nuvem?

O PABX na nuvem é uma solução de telefonia que possui todos os recursos disponíveis pelo sistema tradicional, além de muitos outros. Porém, apresentando uma grande diferença: todo o seu gerenciamento e armazenamento ocorre na internet.

A central telefônica é substituída por um software implantado em um servidor, que é acessado por qualquer microcomputador autorizado.

Os cabeamentos são os mesmos utilizados pela rede de micros da empresa ou ainda através do acesso à internet em qualquer lugar do mundo.

Os “caminhos de voz” usam a tecnologia de informática disponível no empreendimento. Portanto, os ramais passam a ser:

  • microcomputadores,
  • notebooks,
  • tablets,
  • smartphones.

Por meio do PABX na nuvem é possível melhorar toda a comunicação de uma empresa. Um colaborador que está no primeiro andar, por exemplo, pode ligar para quem está no segundo sem ter que fazer uma ligação usando uma linha telefônica.

Nesses casos, será apenas um ramal ligando para o outro.

Além disso, essa solução permite também que qualquer ligação para a linha telefônica seja transferida para um dos seus ramais, sem limite ou custo por transferência.

Como funciona a telefonia em nuvem?

O sistema PABX na nuvem, como já mencionado, fica hospedado em um servidor localizado em qualquer parte do mundo.

A tecnologia utilizada é conhecida como VoIP, ou seja, voz sobre protocolo da internet.

Essa ferramenta converte a voz em pacotes de dados, transmitidos ao seu destinatário usando o mesmo formato para o envio de textos e imagens.

Todo o processo acontece via rede mundial de computadores e toda a operação é controlada por um sistema específico, que possibilita a utilização de diversos recursos, tanto de voz quanto de dados.

Quais as vantagens desse sistema?

As principais vantagens com a contratação do PABX na nuvem estão associadas a:

  • custos,
  • qualidade dos serviços,
  • flexibilidade das operações.

Os encargos de uma solução em nuvem são de responsabilidade do provedor, cabendo ao seu empreendimento pagar pelos serviços prestados. No entanto, sem obrigações, como:

  • contratação de colaboradores especialistas,
  • manutenção,
  • monitoramento,
  • atualização de softwares e versões.

As despesas com contas telefônicas caem substancialmente, principalmente se sua empresa faz muitas ligações interurbanas e internacionais, onde, em alguns casos, a diminuição dos valores pode chegar a 70%.

Os investimentos para sua implantação são reduzidos, porque normalmente os equipamentos que serão utilizados como ramais já existem, a estrutura de rede faz parte do dia a dia da operação e não será necessário investir em servidores e outros equipamentos.

Quanto aos serviços, o PABX na nuvem trabalha sempre com soluções atualizadas e disponibilizadas pelo próprio provedor, além de possibilitar um fácil escalonamento do número de linhas e ramais, sem grandes investimentos.

Outro fator importante e que precisa ser avaliado diz respeito à segurança, já que, mais uma vez, todo esse processo é também de responsabilidade do provedor. 

Além disso, o sistema permite que as ligações sejam gravadas, tornando-se uma ferramenta muito efetiva para os gestores analisarem o trabalho dos seus colaboradores e promoverem a melhora contínua da equipe.

O PABX na nuvem também possibilita a implementação da Unidade de Resposta Audível (URA), o que facilita o atendimento.

Por meio da URA é possível fazer o encaminhamento de uma ligação diretamente para o setor responsável, atualizar o cliente sobre o seu atendimento e ainda fazer a coleta de dados relevantes para agilizar o processo.

Ainda precisa ser destacado que a qualidade de voz melhora, caso seja comparada aos sistemas analógicos, precisando somente escolher adequadamente um operador de qualidade para a contratação dos serviços.

Por último, a flexibilidade que a solução oportuniza a todos os segmentos e empresas de qualquer porte é um diferencial, permitindo ainda que integrações com outros sistemas e soluções possam ser desenvolvidas.

Agora que você já entendeu mais do PABX na nuvem, contate a One Telecom e conheça detalhes da nossa solução, que possibilitará um salto de tecnologia em seu negócio!