fbpx

Conheça as vantagens da fibra óptica!

Conheça as vantagens da fibra óptica!

fev. 25, 2022  

One Telecom

Os avanços da internet e das facilidades proporcionadas para o dia a dia das pessoas e corporações exigem que a tecnologia de transmissão de dados seja compatível. Você sabe quais são as vantagens da fibra óptica e por que ela ganha cada vez mais espaço em todo o mundo?

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a 5ª posição do ranking mundial dos países com população online.

São mais de 4.500 municípios conectados às redes nacionais, o que nos coloca nessa privilegiada posição mundial.

Além disso, essa possibilidade permite que o mundo esteja cada vez mais conectado, onde redes submarinas são instaladas, possibilitando a transmissão e recebimento de dados digitais com alta qualidade e velocidade.

Neste post, apresentaremos 6 vantagens da fibra óptica. Continue lendo e saiba mais sobre essa tecnologia disponibilizada pela One Telecom!

6 vantagens da fibra óptica

Vamos aos detalhes e motivos que levam governos, empresas e pessoas a adotarem a fibra óptica como a melhor opção de conexão de internet:

Velocidade de transmissão

A velocidade de transmissão é uma das grandes vantagens, pois ela é muito superior a outras tecnologias em função da alta capacidade.

Essa realidade permite os seguintes resultados:

  • diminuição no tempo de carregamento das páginas,
  • aceleração de downloads e uploads,
  • melhora significativa de videoconferências.

Intensidade de sinal

A fibra óptica, diferente dos fios de cobre, não possui degradação das ondas de rede, ou seja, os equipamentos podem ser instalados ou usados em locais onde existam divisórias e paredes sem sofrer a queda do sinal.

Isso significa que micros, notebooks, tablets e smartphones podem estar distantes do modem transmissor, continuando a receber o sinal com qualidade e desenvolvendo suas atividades sem prejuízo.

Fácil instalação

A facilidade de instalação é outra das vantagens da fibra óptica.

Isso ocorre porque essa aplicação possui cabos com diâmetros menores e muito mais flexíveis do que os de cobre.

Como resultado, o processo de instalação é muito mais simples, fácil e rápido, onde os ficam 70% menores do que em outras tecnologias.

Além disso, os valores de manutenção também são reduzidos, já que os desgastes são menores.

Maior segurança

Outro ponto a ser considerado diz respeito à segurança das informações.

Com a adoção da fibra óptica é impossível que hackers tenham acesso aos dados se não cortarem os cabos para se conectarem.

Isso significa que necessitam estar fisicamente nos locais que desejam invadir, diminuindo consideravelmente as chances de praticar esse crime.

Menor latência

A latência prejudica o envio dos sinais, o que faz com que um vídeo, filme ou programação seja pausada, uma música interrompida e dados demorem para chegar ao seu destino.

Isso ocorre porque os sinais são enviados em pacotes e quando existem problemas com velocidade, esses podem demorar alguns segundos, criando uma latência que prejudica substancialmente a qualidade e a experiência de quem está utilizando a internet.

Optar pela estrutura de fibra óptica diminui consideravelmente a latência, garantindo excelência aos usuários.

Maior espaço de armazenamento

Por fim, a sexta das vantagens da fibra óptica está no maior espaço de armazenamento que essa tecnologia disponibiliza.

Mais uma vez a velocidade na transmissão de sinal vem colaborar, pois, em função dessa característica, o consumo de espaço de armazenamento nos servidores é muito menor, sendo uma excelente opção para empresas que possuam limitações em seus hardwares.

Também é muito interessante para assinantes que possuem franquias pré-estabelecidas com seus provedores, aumentando as possibilidades de uso sem comprometer a qualidade dos serviços.

Agora que você sabe mais sobre as vantagens da fibra óptica, conheça a One Telecom, a melhor opção do mercado para soluções que envolvem contratação de internet utilizando essa tecnologia!